Conheça a Grounded AI: uma ferramenta de Inteligência Artificial que otimiza a análise de dados a partir da extração de informações baseadas no mundo real.
A cultura de data-driven já vem ganhando força há anos, e não é mais uma novidade. A essa altura, muitas empresas já entenderam que as melhores decisões só podem ser tomadas quando embasadas em dados e estatísticas.
Embora essa compreensão seja inegavelmente um ponto positivo, o trato que essas informações recebem durante o processo de análise é um desafio que não pode ser ignorado. Afinal, companhias geram volumes massivos de insights todos os dias, e manuseá-los da forma correta é primordial para que o seu uso seja realmente eficaz.
É nesse momento que entra a Inteligência Artificial, ou melhor: a Grounded AI. De maneira resumida, esse braço tecnológico da AI serve para tornar o processo de extração, organização e estudo de dados mais preciso e realista.
O termo é uma novidade para você? Então, continue na leitura para descobrir mais sobre o assunto e explorar as suas aplicações.
Este é uma ramificação da Inteligência Artificial que se refere ao processo de gerar conteúdos e fundamentar sistemas em experiências e observações do mundo real, para garantir que as criações e análises da ferramenta estejam completamente adequadas ao contexto em questão.
Em outras palavras, esse braço da AI busca entender e interagir com o ambiente em uma dinâmica que reflita de forma realista as complexidades e nuances da vida. Isso, aliás, pode ser alcançado por meio da integração de dados de qualidade, do aprendizado com experiências verídicas ou das interações com o ambiente físico.
Basicamente, podemos apontar que esse tipo de solução oferece um tratamento mais refinado dos dados, os deixando com mais qualidade e, consequentemente, úteis para as estratégias de empresas de qualquer setor.
Além disso, outros pontos positivos devem ser listados. Veja só:
Como mencionamos no início do artigo, depois que a cultura voltada para os dados foi amplamente compreendida pelo ambiente corporativo, surgiu o desafio de investir em ferramentas capazes de extrair e tratar corretamente os insights. Mas, afinal, o que isso significa?
Imagine que você comanda um e-commerce de produtos, e gostaria de descobrir os índices de vendas registrados em cada período do ano, a fim de construir estratégias de crescimento que realmente façam sentido com a dinâmica do negócio. Sem as informações corretas — ou se elas forem incompletas —, uma decisão equivocada será feita e nenhum bom resultado vai ser alcançado. Logo, dados de qualidade devem ser precisos.
Partindo para outro exemplo, imagine, dessa vez, que uma instituição esteja investindo esforços na empreitada de desenvolver campanhas de marketing mais eficazes. Nesse contexto, um dado de qualidade deverá ser relevante. Isto é, seria necessário compreender de maneira profunda os hábitos pessoais e de consumo do público para realizar esse direcionamento. Em outras palavras, não seria qualquer insight que serviria.
Como você pode ver, cada aplicação requer dinâmicas de análise diferentes, a fim de explorar as sutilezas desses recursos do jeito mais apropriado em cada contexto e necessidade empresarial.
Impossível falar sobre esse assunto sem mencionar os obstáculos enfrentados pela utilização de ferramentas de Inteligência Artificial na tomada de decisões empresariais.
Afinal, a AI realiza uma análise “fria” de dados — nada de novo sob o sol, já que, por mais complexa que seja, a solução ainda não é um ser humano. Consequentemente, desconsidera padrões éticos e morais. É por isso, inclusive, que se recomenda o uso de tecnologias somente com o apoio de times capacitados a lidar com elas de acordo com a legislação vigente.
Como já apontado aqui, a qualidade dos insights continua sendo um impasse relevante. Quando ela é baixa, é mais provável ocorrerem erros e inconsistências. Além disso, considerando o crescimento exponencial no volume de dados gerados diariamente, enfrentar essa questão torna-se cada vez mais desafiador. Logo, temos a demanda urgente de infraestruturas de armazenamento e processamento escaláveis e eficientes.
Quando se trata da análise de dados como agente transformadora de empresas, sabemos que apenas essa descrição pode parecer abstrata demais. Por isso, trouxemos algumas das aplicações da Grounded AI em setores específicos, que ilustram melhor as suas vantagens estratégicas:
A cultura da sua empresa já é voltada para a utilização inteligente de dados? Se sim, estes são de qualidade? A resposta para estas duas perguntas tem o poder de moldar os rumos das suas operações, e a Grounded AI, como aprendeu nesse artigo, é uma solução primordial para abrir caminho até os bons resultados e a conquista de mais espaço no mercado.
Caso queira conhecer melhor a solução, não hesite em entrar em contato conosco! Nosso time de especialistas está preparado para sanar todas as suas dúvidas e personalizar a solução de acordo com as suas necessidades.
https://www.neurotech.com.br/