Como a IA pode ajudar a sua empresa na prevenção à fraude

Como a IA pode ajudar a sua empresa na prevenção à fraude

 

A transformação digital chegou de vez para transformar nossas vidas. O barateamento da tecnologia ajudou a popularizar dispositivos móveis como smartphones e tablets para bilhões de pessoas em todo planeta. Hoje você conversa, faz transferências bancárias, marca consultas, pega táxi e faz compras com apenas alguns toques no celular. Se por um lado ficou mais fácil comprar, também aumentou a facilidade para fraudar transações online. Vendas que antigamente eram feitas em pontos específicos, agora podem ser realizadas por meio de mais de 5 bilhões de smartphones com acesso à internet espalhados pelo mundo inteiro. O reflexo da atual conjuntura é sentido por diversas organizações: o prejuízo com as fraudes é estimado em mais de R$ 1 trilhão, segundo a empresa de segurança McAfee.

A cada ano cresce o número de golpes financeiros e falsificação de identidade, levando bancos e instituições ligadas ao crédito a adotarem tecnologias avançadas para combater esse tipo de crime cibernético. Executivos e donos de empresa estão se questionando: Como prevenir solicitações fraudulentas? Como saber quem é um bom pagador e quem não é? Como oferecer mais crédito sem aumentar o risco de inadimplência? Essas perguntas que antes não tinham respostas começam a ser desvendadas por meio de uma tecnologia revolucionária: Inteligência Artificial (IA).

 

Mas o que é Inteligência Artificial?

De forma resumida, Inteligência Artificial são computadores interligados capazes de exercer funções usualmente realizadas por seres humanos. Por meio de procedimentos inovadores como Machine Learning, Big Data e Internet of Things, máquinas simulam a nossa forma de aprender e tomar decisões. Um exemplo simples para entender o conceito de IA é a Netflix. A empresa faz recomendações personalizadas com alta relevância de acordo com o seu perfil e os filmes e séries que você assiste. O mesmo ocorre com as conversas com a assistente virtual Siri, as publicações sugeridas pelo Facebook e as buscas com grande exatidão do Google.

 

Inteligência Artificial na prevenção de golpes e fraudes

A mesma lógica da Netflix pode ser aplicada às instituições financeiras. Alimentando o Machine Learning (subcampo da IA) com um grande volume de dados, é possível comprovar a identidade real dos clientes ao desenvolver e identificar padrões de fraudes, detectando perfis que fogem à regra. Por exemplo, um cliente que extrapola em muitas vezes o seu gasto médio diário ou diversas compras feitas em um curto espaço de tempo são indícios de fraude. Em caso de um “falso positivo”, a máquina reaprende com o caso específico e se adapta automaticamente, aperfeiçoando a análise de fraude a cada erro. A máquina consegue investigar milhares de transações em poucos segundos, tudo em tempo real. Algo impensável de se alcançar com os modelos tradicionais antifraude.

Além de detectar golpes eletrônicos, a Inteligência Artificial pode ser usada para oferecer ofertas diferenciadas de acordo com o perfil do cliente, reduzir tempo e custos de análise, aprimorar processos de decisão em crédito, cobrança e risco, entre outros benefícios. A IA oferece assertividade e agilidade às empresas ao criar respostas confiáveis por meio da análise de bilhões de informações e, assim, auxiliar executivos a tomarem as decisões pautadas não em feeling, mas em dados reais. As empresas que desejarem sobreviver ao futuro dos negócios deverão necessariamente adotar a solução o quanto antes. E escolher o melhor provedor de Inteligência Artificial faz toda a diferença na hora de pever o futuro por meio dos dados. 

 

Neurotech, seu parceiro em Inteligência Artificial

A Neurotech é uma empresa com 20 anos de experiência no desenvolvimento de soluções avançadas em Inteligência Artificial para todo o ciclo de decisão em operações de crédito, fraude e risco. Nossa missão é transformar um mundo de informação dispersas em dados confiáveis e relevantes para que os nossos clientes tomem as melhores decisões. Ao longo da nossa história, já criamos mais de 500 soluções em crédito e risco utilizando ferramentas tecnológicas avançadas, as melhores práticas e processos e um profundo conhecimento sobre o mercado. Atendemos mais de 40 instituições financeiras no Brasil, acompanhando 20 milhões de clientes e empresas e avaliando um volume de crédito de R$ 4 bilhões todos meses. A Neurotech oferece alta capacidade analítica, precisão e segurança nas informações, ética e sigilo no tratamento dos dados, integração com fontes de dados públicas, privadas e próprias e ferramenta robusta e fácil de usar. Com sede em Recife e escritório em São Paulo, contamos com 140 colaboradores e mais de 100 clientes em todo o Brasil.

 

Entenda como aplicar inteligência artificial para alavancar os resultados do seu negócio!