Como criar uma cultura de inovação na sua empresa?

Como criar uma cultura de inovação na sua empresa?

Uma pesquisa do IBGE apontou que 708,6 mil empresas foram abertas no país no ano de 2015. Um número expressivo e positivo para a nossa economia, não fosse outro dado contrastante: 713,6 mil empresas foram fechadas no mesmo período. É o segundo ano que mais companhias encerram as suas atividades do que iniciam no Brasil. Quais seriam os motivos que poderíamos apontar como a causa do saldo negativo de empresas? A crise econômica? Carga tributária sufocante? Problemas administrativos e de gestão? Entre tantos desafios, acreditamos que uma das principais causas seja a falta de inovação nas empresas.

Muitas organizações brasileiras ainda não sabem o que é inovação, confundindo com tecnologia de ponta ou uma política industrial. Inovação é um diferencial que nenhuma outra empresa possui, ao menos em um primeiro momento. Não dá para competir em agricultura utilizando somente água, terra e sol, assim como não é possível estar entre as melhores montadoras de carro somente com alumínio, aço e plástico. Hoje os grãos são geneticamente modificados e os materiais são compostos pela união de outros materiais. As transformações estão acontecendo em um ritmo acelerado. Para sobreviver as empresas precisam criar um ambiente propício para o desenvolvimento de ideias e soluções disruptivas, a chamada cultura de inovação.

 

O que é cultura de inovação?

Um ambiente aberto e sem regras — apoiada por metodologias e recursos — que dê liberdade às pessoas para proporem novas ideias, inovações e melhorias. A definição de cultura de inovação é simples de entender, mas não tão simples de implementar. É necessário ter o apoio da alta diretoria, uma boa comunicação entre os times, tolerância a erros e alinhar com todos os colaboradores os processos que vão facilitar o desenvolvimento de novas soluções ou estratégias de negócios. Todos os funcionários devem estar envolvidos pois a ideia que pode revolucionar a sua empresa pode vir de qualquer um, seja a secretária, o estagiário ou o Diretor de Vendas. Confira alguns caminhos para você incentivar a inovação em seu negócio.

 

Ofereça uma atmosfera que favoreça a criatividade

O ambiente onde estamos inseridos influencia nas atitudes que tomamos. Para estimular a criação de soluções inéditas na sua empresa, é preciso que todos os seus colaboradores tenham o mesmo mindset voltado para a geração de novas ideias. Uma maneira de estimular a inovação é por meio de recompensas. Premiando as melhores ideias você valoriza os funcionários que pensam fora da caixa ao mesmo tempo que incentiva os demais a trilharem o mesmo caminho. Ninguém melhor do que os seus próprios colaboradores para saber o que é preciso mudar na sua empresa para crescer. Por isso, abra os ouvidos e a mente se quiser continuar competitivo no mercado.

 

Sem riscos não há inovação

Criar uma ideia disruptiva acertando de primeira é uma missão quase impossível. Muitos empreendedores, como Steve Jobs e Walt Disney, só conseguiram ter sucesso depois de cometer inúmeras falhas, chegando perto da falência. Cada erro é uma oportunidade de aprendizado para fazer melhor. Por isso sua empresa precisa ser tolerante ao erro, mas não ao baixo desempenho. Errar é humano e assumir o erro faz parte do processo de inovação de qualquer instituição. Afinal, quanto mais errar, mais perto você estará do acerto. Incentive e premie seus colaboradores a arriscarem. Pois o risco de desaparecer do mercado é muito maior para quem ficar parado.

 

Adote novas tecnologias que estimulem a inovação

Não é novidade para ninguém que a tecnologia está mudando profundamente a forma como trabalhamos, nos relacionamos e até vivemos. A adoção de tecnologias disruptivas pode impulsionar a inovação dentro da sua empresa. Mais que isso: pode facilitar os processos internos, eliminar custos desnecessários e desenvolver fluxos novos de receita. Estamos falando da Inteligência Artificial (IA). A avançada capacidade de analisar bilhões de dados e propor soluções inteligentes e personalizadas automatiza tarefas que uma pessoa levaria muito mais tempo para realizar, como encontrar um produto em um estoque gigantesco. Assim a Inteligência Artificial consegue liberar seu time para focar no que ele realmente agrega valor: imaginar e criar novas soluções. Para que isso seja possível, seus colaboradores precisam estar preparados para trabalhar com muito mais colaboração e inovação.

Entenda como aplicar inteligência artificial para alavancar os resultados do seu negócio!

 Por: Neurotech.