Machine Learning: O que é e por que é tão importante para o sucesso do seu negócio

Machine Learning: O que é e por que é tão importante para o sucesso do seu negócio

Uma busca rápida na internet sobre Inteligência Artificial (IA) e um dos termos relacionados que mais aparecem é Machine Learning, ou, em bom português, Aprendizagem de Máquina. Isso acontece porque Machine Learning é um dos subcampos da Inteligência Artificial.

Uma das definições mais usuais sobre Machine Learning é “a ciência de fazer os computadores atuarem sem serem programados explicitamente”. Isso significa que a máquina consegue aprender e prever resultados de maneira autodidata, a partir de exemplos apresentados. A aprendizagem de Máquina simula a capacidade humana de entender o mundo a sua volta e gerar soluções de acordo com o problema enfrentado.

Pode parecer assustador pensar em uma máquina que consegue pensar e agir por si própria, mas não é preciso temer. A máquina só aprende a partir dos casos e situações que lhe apresentamos e é treinada para resolver problemas específicos.

Neste artigo vamos mostrar como o Machine Learning é uma tecnologia revolucionária que pode beneficiar a sua empresa de inúmeras maneiras.

 

Mas como funciona o Machine Learning?

Assim como os humanos, para a máquina aprender e tirar conclusões próprias é preciso oferecer referências. Por exemplo, se você quer que o computador identifique fotos de gatos, você deve prover imagens de diferentes raças em diversas posições e ângulos. Quanto mais referências você fornecer, mais precisos serão os resultados.

Na sua infância, quando você aprendeu a reconhecer um gato, ninguém lhe ensinou regras do tipo: um gato tem quatro patas, um rabo e geralmente é peludo. Alguém lhe mostrou, disse que aquele animal era um gato e você naturalmente “descobriu” as características importantes. Com as técnicas de Machine Learning é semelhante. Ou seja, os desenvolvedores não precisam programar normas ou algoritmos do tipo “se-então”; eles abastecem a máquina com milhões e até bilhões de informações e instruem o que a informação representa. A máquina vai aprendendo com os dados abastecidos e, com o tempo, com seus próprios erros. Ao tomar uma decisão errada ela pode ser treinada para assimilar o erro e não cometê-lo novamente.

O mesmo princípio é usado para criar soluções que identificam quando uma transação comercial tem grande risco de ser uma fraude, o automóvel de um cliente tem alta probabilidade de ser roubado ou um consumidor tem alta chance de comprar um determinado produto. Casos de ocorrências anteriores são alimentados na máquina que então aprende os perfis das ocorrências.

Em resumo, com o Machine Learning o computador deixa de receber ordens para fazer suas próprias escolhas com base em experiências aprendidas.

Já dá para imaginar o que essa incrível tecnologia pode fazer pela sua empresa, não é mesmo?

 

Você já utiliza (mas nem percebe)

Muitas organizações já saíram na frente e estão utilizando o Machine Learning para oferecer uma experiência melhor aos seus consumidores. A Netflix se baseia nas escolhas dos próprios usuários para fazer sugestões acertadas de filmes e séries; o mesmo acontece com o Facebook, que apresenta posts e vídeos no feed de acordo com o conteúdo curtido anteriormente na página; já o Google Photos reconhece o rosto da pessoa em fotos e as separa para a comodidade do usuário.

 

Machine Learning Aplicada aos Negócios

Confira algumas das possibilidades que o Machine Learning oferece:

  • Cross sell e up sell baseado na previsão de comportamento do cliente

Cada vez mais as pessoas querem fazer compras e suprir necessidades com mais facilidade e rapidez. Com a inteligência do Machine Learning é possível fazer uma leitura do perfil e comportamento do cliente e prever quais serão as suas necessidades futuras. A organização pode realizar as suas ofertas de forma muito mais assertiva para o cliente certo, no momento certo e com precificação adequada, atendendo as expectativas do cliente e melhorando a sua experiência de compra.

  • Combate à Fraude

Se por um lado as compras online aumentaram devido à comodidade e rapidez, as fraudes nas transações também tiveram um crescimento vertiginoso. O Machine Learning está ajudando seguradoras e varejistas a aprimorar o processo de detecção de golpes virtuais. Por meio da análise das características padrão das fraudes, a máquina consegue diferenciar uma compra legítima e outra não legítima. Isso permite identificar a fraude antes da venda ser finalizada, sem prejudicar a experiência de compra do usuário. 

  • Previsão de demanda e controle de estoque

O Varejo e as indústrias também podem se beneficiar com o Aprendizado de Máquina. O Machine Learning ajuda a analisar o histórico de demanda para prever quantos itens enviar e para qual região. Dessa forma é possível economizar em logística e estoques desnecessários, otimizando a cadeia produtiva e de distribuição.

Como visto neste artigo, as possibilidades para utilizar o Machine Learning são infinitas. Tudo depende de você combinar o algoritmo certo com o seu problema.

A solução fica por conta do Machine Learning. 

Confira também o ebook da Neurotech sobre Inteligência Artificial Aplicada aos Negócios.