Saber para quais clientes conceder empréstimos nunca é uma tarefa fácil, afinal, se você não conhecer a pessoa para quem está liberando crédito, as chances de ter prejuízo e perder receita são grandes. É por isso que existem as políticas de crédito.
Elas nada mais são do que o conjunto de conceitos e critérios estipulados por uma empresa para decidir se vale a pena ou não fazer a concessão de crédito para um determinado cliente, seja uma empresa ou pessoa física.
Quer entender melhor como fazer a gestão dessas políticas de crédito, de forma eficiente e dicas para a redução da inadimplência? Preparamos este artigo para sanar as suas dúvidas.
Acompanhe e boa leitura!
Como explicamos, as políticas de crédito são um documento redigido pela empresa concedente, onde, nele, constam todos os requisitos necessários para determinar se o solicitante deve ou não receber a liberação de determinada quantia em dinheiro.
Para definir como fazer uma concessão assertiva, alguns pontos devem ser analisados na hora de definir quais serão as políticas. Entre eles, estão:
Analisando estes dados, já é possível identificar os riscos de conceder crédito para uma determinada pessoa ou empresa. O principal fator de risco para o ciclo de crédito é ter que lidar com a inadimplência, já que ela prejudica completamente o fluxo de caixa e faz com que não se tenha a recuperação do crédito emprestado.
Um rápido exemplo, se um indivíduo solicita uma quantia x de crédito e você, estudando o histórico dele, constata que há atrasos recorrentes nos pagamentos em muitas ocasiões, isso faz com que acenda um sinal de alerta sobre os riscos dessa pessoa se tornar inadimplente.
As políticas de crédito também estão diretamente relacionadas com os scores de crédito. O score é basicamente uma nota que determina o quanto uma pessoa é boa ou má pagadora. Ele é o resultado dos hábitos de consumo e relacionamento de um cidadão com o mercado de crédito. Inclusive, a sua própria empresa pode ter o seu Score de crédito.
O ciclo de crédito tem este nome porque se refere a um processo que inicia no momento da solicitação e se estende até o momento do pagamento ou da cobrança. Após feito isso, o cliente está apto a pegar mais crédito, podendo voltar para a primeira etapa, solicitando mais crédito.
Ele é essencial para uma boa gestão e é pensado em quatro etapas principais, que são:
Para gerir corretamente as políticas de crédito e garantir os melhores resultados em sua aplicação, há uma série de práticas que são muito úteis. Elas servem para auxiliar no bom funcionamento e na saúde financeira da empresa que concede crédito.
Em primeiro lugar, aprimore o processo de cadastro dos clientes. A melhor forma para isso, é automatizar.
Também não tenha medo de solicitar todas as informações que julgar serem relevantes para a validação do empréstimo e até mesmo para estabelecer um limite de crédito. Um ponto importante aqui é saber onde validar as informações solicitadas, hoje as análises de crédito podem ir muito além dos tradicionais birôs de crédito.
Conhecer o perfil do seu cliente também é indispensável, como já explicamos. Utilize informações de diversas fontes, como scores de crédito, registros financeiros e banco de dados públicos e privados. Saiba também que as políticas de crédito podem ser aplicadas tanto para Pessoas Físicas (PF), quanto para Pessoas Jurídicas (PJ) sendo construídas para atender especificamente a cada uma delas.
Você pode e deve pesquisar por modelos de políticas de crédito antes de implementar uma no seu negócio. Contudo, deve sempre ter em mente que copiar de outros lugares não garante necessariamente eficácia, você vai precisar customizar as políticas para a sua necessidade. Avalie os critérios de acordo com a realidade da sua empresa.
Monitore frequentemente o funcionamento de suas políticas e veja como elas estão se desenvolvendo e se geram os resultados esperados. Caso seu desempenho seja insatisfatório, não deixe de elaborar novas estratégias ou automatizar e aprimorar as que já existem.
A tecnologia está em constante evolução, com inúmeras soluções sendo desenvolvidas todos os dias. No mercado de crédito não é diferente. Diversas ferramentas estão disponíveis para você automatizar suas políticas de crédito.
Há 20 anos atrás, uma política automatizada emitia uma decisão em cerca de 10 minutos. Atualmente, isso é feito em menos de um minuto. Essa velocidade no processamento de dados trouxe um nível de exigência muito maior também por parte do consumidor.
Além disso, a grande quantidade de propostas que são analisadas diariamente é um ponto importante a ser considerado, pois dependendo do volume fica improdutivo deixar isso a uma conferência manual.
O uso da Inteligência Artificial no processo de crédito é importante pela praticidade e eficiência que traz para a realização das análises, identificando rapidamente como é o histórico de pagamento e inadimplência de cada cliente.
A velocidade com que tudo é feito também se torna um grande diferencial quando comparado com métodos manuais de análise de crédito. Empresas que usam a IA e Big Data, por exemplo, constroem uma plataforma ampla de conhecimento, que facilita seu processo de tomada de decisão.
Para automatizar as políticas da sua empresa, contar com a ajuda de soluções tecnológicas é a melhor maneira de fazer isso com garantia de qualidade nos resultados.
Busque, para isso, o auxílio de plataformas que consigam computar o maior número de dados e variáveis, entre outros recursos. Isso tudo a fim de transformar essas informações em algo útil para o seu negócio, com o objetivo de embasar muito melhor a sua tomada de decisão.
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