Descubra o que é necessário para que você aplique as melhores práticas de cobrança em sua operação. Leia Mais!
Aplicar as melhores práticas de cobrança é essencial para o bom funcionamento de um setor de gestão de crédito. Ações assertivas são cruciais não apenas para aumentar as chances de recuperação dos valores devidos, mas também para preservar o relacionamento com o cliente.
Ou seja, fazem toda a diferença para o sucesso de uma empresa. Neste artigo, discutiremos a respeito das melhores estratégias de cobrança.
Continue conosco e saiba o que considerar para realizar um serviço efetivo em seu negócio. Boa leitura!
Selecionamos cinco tópicos elementares para que você aplique as melhores práticas de cobrança em sua operação. Confira:
Para isso, segmente e fique atento aos dados:
Nesse caso, é essencial:
Aqui, os pilares são a comunicação e a negociação:
Os recursos de ponta são excelentes para facilitar todo o ciclo de crédito. Desta forma, também podem ser aliados na fase de cobrança ou recuperação de crédito, já que existem soluções capazes de indicar aqueles com maior propensão a sanar dívidas.
Assim, a sua equipe é capaz de entrar em contato primeiro com esse grupo. No entanto, há outras plataformas que facilitam a automatização do processo, como sistemas de envio de SMS e e-mails automáticos, além de ferramentas de gestão de cobrança que possibilitam o monitoramento de débitos em aberto de forma simultânea.
É importante ressaltarmos que as funcionalidades devem ser utilizadas como complementos e não como substitutas da equipe de cobrança. A interação humana é fundamental para estabelecer um relacionamento de confiança, garantindo a recuperação do crédito.
Em síntese, fique atento a esses tópicos:
Existem diversas métricas de desempenho. Defina e acompanhe os seus indicadores-chave (KPIs) para avaliar a eficiência das suas práticas de cobrança.
Você pode utilizar diversos KPIs em sua companhia. Abaixo, elencamos os principais:
Sigla em inglês para “First Payment Default” (primeiro inadimplemento, na tradução para o português), o FPD mede a proporção de consumidores que não efetuam o pagamento da primeira parcela de um empréstimo. Quanto está alto, pode indicar que o processo de avaliação creditícia não está sendo eficiente na identificação de clientes de maior risco.
Portanto, é um importante indicador para a de saúde da sua operação de crédito.
Menciona a proporção do valor total de dívidas recuperadas em relação ao valor total de dívidas em aberto. Está diretamente ligado à eficácia da estratégia de cobrança.
Calcula a média de tempo necessário para recuperar uma dívida. Quanto menor for o índice, mais eficiente é a estratégia.
Avalia a extensão de clientes que não efetuaram o pagamento dentro do prazo estabelecido. Quando está baixa, indica que as práticas de cobrança são eficazes.
Dedica-se a medir a taxa de resposta dos clientes às ações de cobrança, como retornos de chamadas, e-mails ou mensagens. Em caso de elevação, indica o engajamento do público.
Faz menção à proporção de clientes que efetuaram o pagamento após receberem uma ação de cobrança. A conversão alta destaca que a estratégia tem gerado resultados positivos.
Mensura o nível de satisfação dos consumidores em relação à abordagem de cobrança. Um número alto indica que o trabalho tem sido eficaz e preservado o relacionamento com as pessoas.
Aponta qual é o custo total envolvido na recuperação de um débito. Quando está baixo, indica que a atuação dos times tem dado certo.
Entre os principais tópicos que mencionamos acima, está a criação de uma efetiva política de cobrança. Criá-la em seu negócio é essencial para compreender quais são as dificuldades enfrentadas pelos clientes.
Lembre-se: uma gestão de crédito e cobrança eficiente é aquela que sabe ouvir quem está do outro lado da linha. Atendimento humanizado, empatia e personalização são alguns diferenciais que devem estar presentes nas melhores práticas de cobrança.
Pontos como esses fazem toda a diferença não só para ajudar os clientes, como também fidelizá-los. E nunca é demais reforçá-los, certo?
Um dos produtos do nosso portfólio, O Colling, desempenha funções importantes nas etapas de cobrança e recuperação de crédito. Um dos seus pilares está justamente nos trabalhos ligados à cobrança.
Por meio desta vertente, é possível identificar clientes mais propensos ao pagamento, trazendo maior eficiência à equipe de cobrança e redução de custos.
Com ele você entende o momento de recuperação dos seus clientes inadimplentes com a inteligência de dados.
Saiba como cobrar com mais eficiência e aumentar sua recuperação.
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