Mesmo com a digitalização de processos transformando a rotina de pessoas físicas e jurídicas, muitas empresas ainda não possuem boas estratégias para um onboarding digital eficiente e que desperte o interesse dos clientes.
Investir em novas formas e tecnologias para atrair e reter os usuários é fundamental para oferecer uma experiência inicial agradável e eficiente e, assim, promover a sustentabilidade da jornada de crédito do cliente. A aplicação de um onboarding digital eficiente, nesses casos, torna-se imprescindível para obter ganhos em produtividade e engajamento.
O processo de onboarding digital pode ser um fator de diferenciação para a sua empresa oferecer uma experiência agradável na ativação dos clientes nas plataformas digitais. Leia mais!
Quem nunca desistiu de fazer um cadastro online quando foi contratar produtos ou serviços digitais por achar complicado demais o preenchimento dos dados solicitados? Esse é um dos desafios que um bom onboarding digital resolve.
A sua definição consiste no processo de captura e análise de dados e documentos de usuários para cadastros digitais em plataformas.
Atualmente, esse é o principal aliado das empresas phygital (física + digital), como grandes bancos e financeiras. Com o onboarding bem estruturado, seguro e com as novas soluções digitais para enriquecer o processo, em poucos minutos o usuário faz o cadastro e recebe a resposta para a sua solicitação. São alguns exemplos de processos que necessitam de um onboarding: a aprovação da abertura de conta, a liberação de um empréstimo, a aprovação de uma solicitação de novo limite de crédito e muitas outras demandas importantes para o cliente.
Para ficar mais claro, vamos usar como exemplo a simples atitude de fazer download de um aplicativo. Na maioria deles, assim que a aplicação é instalada no smartphone, se faz necessário o cadastro do usuário na plataforma. Nesse processo, a empresa deve orientar os próximos passos do consumidor, reforçando as vantagens e a facilidade de uso do seu produto/serviço, de modo que ele chegue satisfeito ao final dessa etapa, e a empresa consiga obter os dados necessários para trabalhar com a ativação, retenção e fidelização do mesmo.
A boa aplicação de onboarding digital tem gerado expressivas vantagens para as empresas que investem nesse processo, a fim de aprimorar a jornada de crédito de seus clientes. Confira os principais impactos a seguir:
Para validar a entrada de novos clientes aos sistemas de uma empresa, as operações de onboarding solicitam que o consumidor envie uma selfie e a imagem do seu documento de identificação. Essas soluções garantem a extração e a validação das informações enviadas pela pessoa. Ou seja, os negócios só estarão sob o risco de golpes se os sistemas forem realmente falhos.
Se antes o cliente tinha de ir até uma agência bancária pessoalmente para abrir uma conta, com diversos documentos pessoais, agora tudo é feito pelo celular, com apenas alguns cliques. O onboarding permite agilizar o processo de formalização dos clientes, dinamizando as atividades das equipes de trabalho e garantindo a agilidade e a praticidade dos processos.
Diversos segmentos empresariais podem utilizar as soluções do onboarding digital, desde que atuem com a validação de usuários. São alguns exemplos: bancos e fintechs que validam clientes, marketplaces que validam lojistas e operações que necessitem incluir em seus sistemas funcionários terceirizados.
Na prática, o onboarding digital é um dos principais personagens da jornada do cliente. Por meio desse recurso, ocorre a ativação do consumidor, que tem o primeiro contato com a marca.
Isso pode ser um fator importante para a construção de uma experiência rica ao usuário, que contrata um serviço em busca de facilidades. O onboarding torna a jornada mais agradável, diminuindo as possibilidades de fuga no momento do cadastro, por exemplo.
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Impacto da ativação do cliente para a sustentabilidade do negócio
A tecnologia por trás do onboarding propicia coleta, análise e organização de dados mais ágeis, seguras e eficazes. Essa vantagem é fundamental para companhias que recebem muitos cadastros por dia e precisam ter acesso facilitado a informações úteis e relevantes.
Nesse processo, é crucial contar com ferramentas tecnológicas capazes de identificar e tratar os dados e documentos fornecidos, oferecendo uma experiência agradável. A Inteligência Artificial através do Customer Analytics fornece a otimização de procedimentos e ainda conecta todas as informações disponíveis para compor o cenário e facilitar o entendimento do mesmo.
A mudança para o mundo digital aumentou as possibilidades, mas também os riscos para as organizações. Atualmente, o cenário pode envolver uma enorme possibilidade de fraudes. Todas as instituições financeiras encontram no processo de onboarding uma das formas de evitar e mitigar esse grave problema.
A aplicação das tecnologias envolvem, basicamente:
- Documentoscopia:
- Reconhecimento facial:
- Background check:
Assim, é possível cruzar as informações como as dos birôs de crédito, que acompanham o histórico de pagamentos de um cliente, e outras bases para identificar se os dados, documentos anexados ou a própria foto da pessoa é válida ou não. Tudo ocorre de forma automática e rápida.
A companhia pode garantir uma drástica redução nas ações fraudulentas e segurança para os usuários, que estarão protegidos. Relembre aqui o webinar que realizamos sobre o papel da inovação no combate a crimes nos setores financeiro e de crédito.
Com a aplicação de tecnologias que envolvem documentoscopia, reconhecimento facial, background check e outras soluções, é possível cruzar as informações como as dos birôs de crédito e outras bases para assim, identificar se os dados, documentos anexados ou a própria foto da pessoa é válida ou não. Tudo de forma automática e rápida.
O onboarding digital atua principalmente na captação de novos clientes, partindo do primeiro contato com a pessoa, onde o perfil é filtrado através da coleta de seus dados pessoais para o cadastramento. Depois, como citado no início do artigo, as informações são coletadas e validadas e o negócio estabelece o valor do crédito em pouquíssimo tempo para retornar ao solicitante de maneira ágil e eficiente.
A experiência proporcionada ao usuário nos estágios iniciais fomenta o engajamento e a ativação e, consequentemente, a empresa pode aplicar ações mais adequadas para a fidelização e rentabilização dos clientes.
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