O uso da Big Data na tomada de decisão se popularizou à medida que as corporações passaram a perceber a importância da coleta e tratamento de grandes volumes de dados, com um objetivo de análise preditiva.
Descubra, em nosso artigo, o que é o Big Data e qual é o seu papel atualmente. Entenda como seus resultados podem ser aplicados em detecção de fraudes, sistemas de recomendação, tomadas de decisão, desenvolvimento de ações e muito mais.
Coletar, interpretar e aplicar os resultados do Big Data no planejamento estratégico de uma empresa é a chave para o sucesso de muitas organizações. Veja, a seguir, três exemplos de como os dados podem ser úteis.
Nas tomadas de decisão referente à concessão de crédito, também há um planejamento estratégico. /Entenda mais no vídeo abaixo:
Empresas que analisam seus dados aumentam suas capacidades competitivas, de acordo com informações do Jornal do Comércio sobre uma pesquisa realizada pela consultoria global de negócios Bain & Company.
Segundo o estudo, essas companhias tendem a tomar decisões mais rápidas do que a concorrência, seguir planejamentos e aplicar o Big Data como ferramenta em sua tomada de decisão.
Portanto, são empresas com trabalho mais focado em dados, transformando suas análises em ações orientadas, capazes de melhorar sua conversão e alcançando, assim, melhores resultados financeiros.
Suponha, por exemplo, uma empresa atacadista que trabalha com fornecimento de produtos têxteis. Ela passa a analisar a frequência em que os pedidos são feitos, os principais tipos de produtos consumidos, as formas de pagamento mais usadas e o que orienta a decisão de compra de cada varejista.
Após avaliar essas e outras variáveis, o atacadista consegue oferecer os produtos corretos, na frequência desejada pelos compradores e com campanhas de vendas mais assertivas, refletindo diretamente em sua receita.
O gestor moderno se prepara muito além da formação. Ele aprende diariamente e aplica seus conhecimentos em prol de melhorias para a empresa, baseando suas decisões em dados reais.
Os desafios da era digital para o gestor são a grande demanda de dados gerados constantemente, bem como a volatilidade dos clientes e de seus comportamentos de consumo. Mas, existem ainda a competição, os diferentes modelos de negócios e as constantes mudanças do mercado.
Ainda bem que existem as ferramentas de Big Data, que permitem extrair, organizar e tratar os dados para, então, transformá-los em informações úteis para o negócio. Através delas é possível:
Portanto, além da expertise para a gestão, é necessário conhecimentos modernos em dados e ferramentas que podem contribuir qualitativamente para a tomada de decisão assertiva.